sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

mSysGit - Cliente Git nativo para Windows

Seguindo minha série de posts sobre Git, vou falar hoje da parte cliente, especificamente para Windows. Quando comecei a trabalhar com o Git no Windows a única opção que tinha disponível era via Cygwin, um emulador de Linux para Windows; porém tinhamos problema com pastas e arquivos acentuados. Depois de algum tempo tive uma grata surpresa ao conhecer um projeto que visava ser um cliente git nativo para Windows: o mSysGit. Atualmente, na data que escrevo este artigo, está na versão 1.7.4. Porém este cliente não é visual; é um cliente de linha de comando. Existem clientes visuais, dos quais falarei em outros posts, porém todos rodam sobre o mSysGit.

Instalação

Após fazer o download do instalador, vamos à instalação então:

Tela inicial

Contrato

Caminho para instalação

Na tela abaixo temos algumas opções interessantes como a parte de integração com o menu de contexto do Windows Explorer (o git-cheetah possui opções a mais que Git Bash e Git GUI) e associação de arquivos que começam com o padrão .git* com o editor de texto padrão.
Componentes

Pasta no Menu Iniciar

Na tela abaixo será definindo como o git funcionará via linha de comando: se somente dentro do Git Bash ou se o git será adicionado ao PATH do SO podendo ser usado pelo prompt de comando ou se, além do git, as demais ferramentas Unix que acompanham o mSysGit (comandos Unix diversos como ls, cp, mv, ssh-keygen) também serão adicionadas ao PATH. Nesta última opção ele avisa que alguns comandos do Windows poderão ser sobrepostos. O padrão é usar somente Git Bash.
Configuração do PATH

Na tela abaixo é definido como o Git irá tratar as quebras de linha nos arquivos (devido ao fato que o Git é muito usado em projetos que também são desenvolvidos em ambiente Linux/Unix e os dois SO's tratam de maneira diferem a quebra de linha): com a primeira opção ele ira usar quebra de linha padrão Windows quando fizer checkout dos arquivos e vai usar quebra de linha padrão Unix quando der commit (é a opção mais aconselhável); na segunda opção, a quebra de linha não será alterada no momento do checkout, porém vai usar quebra de linha padrão Unit no momento do commit; na terceira opção a quebra de linha não será alterada em nenhum momento.
Estilo de quebra de linha

Instalando

Finalizando

Utilização

Após a instalação, você poderá ver os ícones do Git disponíveis no menu iniciar.

Ícones do Git no menu iniciar do Windows.

Ele também se integra com o menu de contexto do Windows Explorer.

Git integrado com o menu de contexto do Windows Explorer

A partir daí, você pode usar as ferramentas que o mSysGit disponibiliza:

Git Bash

Gui GUI

GitK

Em breve escreverei sobre alguns clientes Git com interface gráfica mais elaborada, porém que não dispensam a necessitam do mSysGit.

Nenhum comentário: